Itabuna Garante Cuidado e Acolhimento para Filhos de vendedores ambulantes e catadores no Ita Pedro 2024

Prefeitura de Itabuna Cria Espaço Kids para Filhos de Ambulantes e Catadores Durante o Ita Pedro 2024

Foto Divulgação - Prefeitura de Itabuna

Pensando na proteção e cuidado das crianças, além de atender ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Prefeitura de Itabuna vai montar pelo terceiro ano consecutivo o Espaço Kids Ita Pedro. Este espaço é destinado ao acolhimento dos filhos de ambulantes e catadores que vão atuar no Ita Pedro – O maior São Pedro do Brasil. O Espaço Kids será instalado no Núcleo Cuidar, próximo à Justiça do Trabalho.

Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e do Adolescente (CMDCA) e coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), o Espaço Kids oferecerá 40 vagas para crianças de oito meses a 12 anos e 11 meses.

O espaço contará com uma equipe multidisciplinar, incluindo representantes do Conselho Tutelar, CMDCA, Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Vara da Infância e Juventude, além de educadores sociais, psicólogos e assistentes sociais.

As crianças terão acesso a diversas atividades lúdicas, como contação de histórias, parque infantil, bailes, teatro, pintura e música. Além disso, serão oferecidas refeições e salas adequadas e climatizadas para dormir, a partir das 22 horas, conforme a idade das crianças. A segurança será reforçada com policiamento militar.

A coordenadora destacou que o Espaço Kids funcionará durante os três dias de festa, sempre das 18 horas até as 7 horas do dia seguinte. A entrada e saída das crianças só serão permitidas com os pais ou responsáveis que assinaram o Termo de Responsabilidade.

Este ano, o Espaço Kids contará com uma equipe de identificação e mobilização do Conselho Tutelar, que fiscalizará todo o circuito da festa na Arena Zé Cachoeira, no Banco Raso. O objetivo é garantir a proteção e segurança das crianças e evitar que menores estejam em situação de vulnerabilidade social ou trabalhando em barracas ou na venda de bebidas alcoólicas.

No domingo, as equipes envolvidas no projeto acompanharão as crianças na festa do Ita Pedrinho, das 14 às 18 horas. Após a festa, as crianças retornarão ao Espaço Kids para que os pais e responsáveis possam levá-las para casa com segurança.

Fonte - Prefeitura de Itabuna

O Itapedro 2024 é uma realização da Prefeitura de Itabuna com o apoio do Governo do Estado da Bahia através da SUFOTUR - Superintendência de Fomento ao Turismo