Campanha previne a violência contra a mulher durante o Ita Pedro -2024

Prefeitura de Itabuna Lança a Campanha “Oxe, me Respeite!” Durante o Ita Pedro 2024

Foto Divulgação - Prefeitura de Itabuna

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), lançou a campanha “Oxe, me Respeite!” durante o Ita Pedro – O maior São Pedro do Brasil. A ação visa a prevenção e o enfrentamento das violências de gênero, contando com o apoio da unidade móvel da Secretaria das Mulheres do Estado da Bahia (SPM).

Objetivos e Atividades da Campanha

A campanha “Oxe, me Respeite!” tem como principais objetivos a prevenção e o combate ao assédio e à importunação sexual. As atividades incluem:

• Distribuição de materiais informativos e educativos sobre as diferentes formas de violência de gênero.
  • Interação com o público para esclarecer sobre assédio e importunação sexual, além da divulgação do Disque Denúncia 180.
  • Criação de um espaço seguro para denúncias e oferecimento de apoio psicossocial às mulheres.

De acordo com o titular da SEMPS, José Carlos Trindade, a campanha é uma iniciativa importante para promover um ambiente seguro e respeitoso durante as festividades.

Parcerias e Apoios

A campanha conta com a colaboração de diversos parceiros e instituições, incluindo:

• Centro de Referência de Atendimento à Mulher Isabela Nascimento Seara (CRAM)
  • Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Itabuna (CONSEDAMI)
  • Comissão da Mulher da OAB Itabuna
  • Patrulha Guardiã Maria da Penha da Guarda Civil Municipal
  • Ronda Maria da Penha do 15º Batalhão de Polícia Militar
  • Defensoria Pública
  • Ministério Público
  • Tribunal de Justiça
  • Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB)

Além disso, a Secretaria da Segurança Pública da Bahia e as forças de segurança também estão integradas na campanha, com a presença das técnicas da SPM, Daniela Melo e Ângela Dias, que vieram de Salvador para auxiliar na execução das atividades.

A Secretária das Mulheres do Estado, Elisangela Araújo, destacou a importância da campanha: “A SPM segue firme em sua missão de promover o respeito às mulheres durante as festividades no mês de junho. A campanha ‘Oxe, me Respeite!’ reflete nosso compromisso em garantir um ambiente seguro e respeitoso para todas as mulheres, contando com o apoio de diversos órgãos do Estado e dos municípios.”

Atendimentos de Saúde

No primeiro dia do Ita Pedro, o Posto 01 na Arena Zé Cachoeira registrou um total de 52 atendimentos, incluindo duas suturas. O Posto 02 realizou 15 atendimentos, sem necessidade de remoções para o Hospital de Base.

A campanha “Oxe, me Respeite!” segue durante todo o evento, reforçando o compromisso de Itabuna com a segurança e o respeito às mulheres.

Fonte - Prefeitura de Itabuna

O Itapedro 2024 é uma realização da Prefeitura de Itabuna com o apoio do Governo do Estado da Bahia através da SUFOTUR - Superintendência de Fomento ao Turismo